PROFETA ELIAS, O MATUTO DE DEUS



Ele apareceu em uma circunstância bem difícil em Israel, o reino do Norte, depois da divisão feita pelo próprio Deus. Seu nome significa “Jeová é meu Deus”, para contrastar com o nome de Baal, adorado por toda a nação. Era preciso alguém da estirpe de Elias para que isso ganhasse a repercussão que ganhou.
Seu nome é a junção de “El”, nome de Deus usado pelos hebreus, com “Jah”, abreviatura de Jeová, significando que Jeová, e não Baal, era o Deus dele. O lugar natural de Elias era Tisbé, que ficava na região de Gileade, onde hoje é a Transjordânia. Esse lugar era conhecido por ser um lugar de gente rude, de personalidade forte, musculosos, acostumados com a aridez da terra. Elias era assim ,como um sertanejo de Pernambuco, região árida do Nordeste do Brasil. Ele iria travar uma grande batalha, mas ele estava pronto para enfrentar Acabe e sua mulher Jezabel,cheia de demônios, que o dominava, e implantou a adoração a Baal de forma sistematizada, em todo o país. Ela era de Sidon, cidade da Fenícia; seu pai era Etbaal, rei dessa cidade-estado. O casamento com essa mulher era fruto dessa aliança de Acabe com esse povo. As trevas eram medonhas, e o povo já não queria saber de Deus. Era como se Deus não fosse mais o Deus deles, e nem os tivesse tirado do Egito e feito uma aliança com eles. Deus tinha o homem certo para resolver.
Elias aparece de repente, sem apresentação. Disse que “nao choveria durante tres anos, segundo minha palavra”.Isso era um desafio e uma sentença contra Baal e Asera, que era mãe desse último; também era considerada esposa dele.
Era esse o clima que Elias encontrou, um reinado de pessoas comprometidas com o mal, um governante do povo de Deus, levando ele para a idolatria e o mal desenfreado, do mesmo modo que fizeram Jeroboão, Baasa, Nadabe, entre outros. Sua esposa o instingava a fazer o mal, e ele não lhe resistia, porque havia se vendido para fazer isso e desagradar a Deus. Foi preciso usar um servo seu corajoso e que não pensasse duas vezes antes de fazer o que fosse preciso, de dizer o que fosse preciso. Elias era o homem.
Assim, vemos que Deus tem um homem certo para a circunstância certa. O momento exigia um golpe forte de Deus. Não era para dar palavras doces, nem mais exortações sutis. Era para sacudir o povo de verdade, para levar eles de novo para Jeová.
Quando é preciso sacudir o povo, Deus tem a pessao certa; elias era um “matuto” ousado, que não tinha palavreado bonito como o de Salomão, mas tinha a ousadia de Deus nele, e sabia para que foi chamado. Precisamos de mais pessaos como Elias para sacudir essa cidade, esse estado, essa nação. Deus levantará.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTATUTO DA ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÕES

PASTORES PIONEIROS DE RECIFE FORAM ESQUECIDOS

SALMO 46 EM ESPANHOL