A TRISTEZA NO SALMO 42
O Salmo 42 é citado e lido tanto como o 23 e outros. E a parte em que mais falam dele é aquela em que o poeta pergunta à sua alma a razão de seu abatimento, mas esquecem da razão que leva ele a isso. No versículo quatro ele se lembra que ia com a multidão para a casa de Deus, para Jerusalém, e não em Siló, que era onde ficava o Tabernáculo antes de IAVÉ destruir esse lugar. Então nessa época ele era feliz, e o regozijo era grande. Mas no presente ele está abatido, triste, em depressão, uma tristeza que o deixa prostrado. Não é aqui como certo pregador ensinou, que ele estava triste durante sua ida para o culto com o o povo, e aí Deus lembrava algo a ele e o mesmo se alegrava. Isso é torcer o texto.Temos que ter bastante cuidado com o que dizem nos púlpitos de nosso templos, seja qual for a denominação. Pois o pregador não prestou atenção ao contexto, ou fez isso de propósito mesmo. No verso cinco, ele diz à sua alma por que que vive tão triste, e por que se abate dentro dele. A lemb...