O OBREIRO USURPADOR

Diótrefes era seu nome. Achava que mandava na igreja, e podia fazer o que quisesse com ela, a ponto de proibir os irmãos de receberem  em suas casas aqueles que faziam a obra de Deus, que vinham de longe.
Isso aconteceu no Século I, na igreja para onde João mandou uma carta endereçada ao seu amigo Gaio,na Ásia Menor, onde hoje é a Turquia, que tem parte na Ásia, e parte na Europa, em sua terceira carta.
Esse obreiro, segundo diz João, não havia conhecido a Deus, pois fazia o mal, e não o bem. Apesar de se achar o maioral na igreja, mas não conhecia a Deus, ele dava vazão à carne.
Era o tipo de obreiro que dá vergonha ter na igreja, fazendo dela algum objeto seu, mas não levando em conta que é de Cristo.
João escreveu essa carta e alertou seu amigo e a igreja desse lugar. Esse mesmo Diótrefes havia dito coisas mentirosas sobre João, o apóstolo, o último que restara dos doze. Provavelmente já estava com mais de oitenta anos, e enfrentando essas coisas.
Mas o apóstolo não iria tolerar essas coisas e iria dizer diante de todos(vers.10 ). 
Já Gaio tinha bom testemunho até dos de fora, e João aconselha ele a permanecer em união, servindo a Deus com devoção no rebanho. O apóstolo estava bem contente com seu discípulo, mas totalmente insatisfeito com Diótrefes, um exemplo de um crente caído, que causava desarmonia.
É claro que ainda hoje há obreiros assim, que vivem como se a igreja fossem deles, mas ela é de Cristo e ninguém pode  abusar dela com excesso de autoridade.
O que me chama a atenção é que isso aconteceu no I Século! Muita gente imagina que não havia dessas coisas nesse tempo, mas Pedro dá testemunho disso em sua primeira carta, capítulo 3, Judas, em sua carta, Paulo, em 1 e 2 Timóteo, capítulos 4 e 3, respectivamente.
Que a igreja fique livre desses obreiros usurpadores, e que não caiamos nesse mal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTATUTO DA ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÕES

PASTORES PIONEIROS DE RECIFE FORAM ESQUECIDOS

AS ORIGENS DO SÃO JOÃO, ENTENDA POR QUE OS EVANGÉLICOS NÃO O COMEMORAM