A CHAMADA DO PASTOR ISAQUE MARTINS, DE ABREU E LIMA



Nasceu em Recife, em 19 de novembro agosto de 1926. Seus pais eram Alexandre Martins Rodrigues e Ségora Lopes Rodrigues.
Aos vinte anos, ele foi separado para ser auxiliar, em 1946. É batizado com o Espírito Santo em 1948, e, nesse mesmo ano, vai para o diaconato. Se casa com a irmã Neusa Rodrigues, e, um ano após isso, vai para o presbitério. Foi empossado como evangelista em 1951. Ele trabalhou com homens como Joel Carlson, Eurico Bergstém, pastor José Rosa, e o pastor José Amaro, que viam nele um homem preparado e chamado por Deus para fazer sua obra. Ele esteve à frente da Superintendência da Escola Dominical por 17 anos, onde fez um trabalho prodigioso. Também foi secretário e tesoureiro da igreja de Recife por alguns anos.
Alguns fatos comprovaram que o campo de Abreu e Lima foi entregue a ele por Deus. Primeiro, uma profecia de uma irmã, que disse que Deus iria entregar um campo a ele, e que ele não recusasse. Depois, houve uma confirmação disso quando o pastor Amaro Alexandrino foi inaugurar o templo numa localidade chamada Jaguarana, disse: “hoje faço o lançamento da pedra fundamental, mas é o irmão Isaque quem vai construir”, como de fato ocorreu.
Ha um fato que foi comentado pelo próprio pastor Isaque:

“eu vinha, no final da década de 50, de Goiana, com uma comitiva de pastores de um trabalho que lá ocorrera. Ao passar em frente ao templo sede de Abreu e Lima, o saudoso pastor José Amaro disse: ‘Isaque, olha Abreu e Lima’. Era como se estivesse dizendo: ‘este campo te espera’.

O pastor Amaro foi chamado para o Senhor em 23 de julho de 1969, em um acidente de carro, estando nele ele, sua mulher e sua sobrinha, que foram vitimadas também. Assumiu a igreja em Abreu e Lima o evangelista Antônio Ulisses da Silva. Depois, o pastor José Amaro empossou o pastor Isaque como presidente desse campo, e, como Deus dissera que faria, deu ao pastor Isaque o campo para ele cuidar, e fê-lo crescer de um modo tremendo.
Quando tomou posse, o pastor Isaque leu em 1 Tessalonicenses 5.25, que diz: “irmãos, orai por nós”. 
No ano de 1974, a igreja de Abreu e Lima, sob a presidência do pastor Isaque Martins, mandou o primeiro missionário transcultural para o país de Moçambique.Foi o primeiro missionário do Nordeste a ir para um outro país. Foi o irmão Severino Joaquim, com sua esposa Ruth.
O pastor Isaque esteve à frente de vários órgãos da CGADB, ou ligados a ela, ocupando cargos importantes, como na CPAD, onde ocupou o cargo de presidente do conselho administrativo, como também cargos importantes na EETAD ( Escola de Teologia da Assembleia de Deus),e da UMADENE (União de Ministro da Assembleia de Deus de Abreu e Lima).
Formou-se em Estudos Sociais pela FUNESO, 1980; em Teologia, pela academia La Voz de Los Andes, e, 1985. Também escreveu uma obra sobre a história da igreja, a História das Assembleias de Deus em Pernambuco, de 1918 a 1968.
Em 06 de Novembro de 1994, foi inaugurado o templo sede em Abreu e Lima, o que foi noticiado pelos jornais de Pernambuco. Teve a presença de várias personalidades evangélicas do Brasil inteiro.
No ano de 2004, em 14 de fevereiro, foi jubilado pela COMADALPE ( Comissão Estadual de Ministros de Abreu e Lima). 
Ao morrer, deixou, nesse campo, 130.000 ovelhas; 550 congregações; 98 pastores; 108 evangelistas; 542 presbíteros e 1.068 diáconos.
Fez um belo trabalho, esse homem de Deus, e até hoje perdura, para a glória do Mestre.

FONTE: SÍNTESE HISTÓRICA DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ABREU E LIMA, editora Flamar, 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTATUTO DA ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÕES

PASTORES PIONEIROS DE RECIFE FORAM ESQUECIDOS

AS ORIGENS DO SÃO JOÃO, ENTENDA POR QUE OS EVANGÉLICOS NÃO O COMEMORAM