A ALEGORIA DA CAVERNA, O EVANGELHO, E O ATEU

O  mito da caverna de Platão está em seu livro a República, um dos mais conhecidos do filósofo grego.
O mito faz uma linda analogia entre o mundo das ideias com o mundo real, onde vivemos. No mundo das ideias tudo é perfeito, maravilhoso, e lindo, como a ideia cavalo, que nesse mundo é perfeito, e o que vemos na terra é só de imperfeições, que nem se comparam com a perfeição do mundo das ideias.
Ele então continua a fazer essa belíssima analogia, de algumas pessoas presas dentro dessa caverna, no topo da qual tem um muro à meia altura, e, por trás desse muro passam pessoas com vários objetos nas mãos, e esses objetos aparecem através de suas sombras que se projetam na parede da caverna. Essas pessoas, é bom frisar, estão de costas para a entrada da caverna, acorrentadas.
Então, um deles consegue se libertar. Com ímpeto, se dirige para a saída,estupefato diante da luz que ofusca seus olhos, mas, aos poucos, vão se acostumando, e ele começa a enxergar as maravilhas do mundo colorido, e as pessoas. Agora ele vê tudo realmente como elas são, e não meras sombras.De repente, ele se lembra de seus amigos, ainda presos, e observando as sombras, que são representações imperfeitas daquilo que existe no mundo das ideias. Ele volta, diz a elas, mas elas não acreditam, pois acham um absurdo isso, e terminam por maltratar e matar ele.
Na analogia de Platão, o filósofo é aquele que se liberta através da luz do sol (conhecimento) e procura levar outros a esse conhecimento, mas, muitas vezes, ele é mau compreendido, e terminam por matá-lo, como fizeram a Sócrates, seu mestre.
Mas esse filósofo de Platão pode ser os pregadores e missionários evangélicos, que levam todo os dias a luz do conhecimento, pela Bíblia e boas novas dele, que levam o entendimento para aqueles que precisam, que aceitam de bom grado, muitos deles, mas nem sempre eles são compreendidos, muitos deles são mortos, pois sua mensagem é maravilhosa demais para ser aceita por eles.
Eles falam das grandezas do mundo perfeito, do Céu, de Cristo, o mundo inexplicável e sem comparação que é ele, mas não dão crédito a isso, preferem maltratar e matar os missionários que levam essa mensagem.
O mundo das ideias é perfeito, como é perfeita a Palavra de Deus, como Deus é perfeito, como a mensagem que Deus mandou o missionário-filósofo entregar. De tão maravilhosa que é, muitos não acreditam nela, e, por causa da natureZa do mundo imperfeito e das ideias imperfeitas que eles têm, rejeitam a mensagem, e preferem viver na caverna do pecado e da ignorância sem fim, quando têm um conhecimento sem limites para usufruir, o do sol da justiça, Cristo.

por Leo Mouras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTATUTO DA ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÕES

PASTORES PIONEIROS DE RECIFE FORAM ESQUECIDOS

AS ORIGENS DO SÃO JOÃO, ENTENDA POR QUE OS EVANGÉLICOS NÃO O COMEMORAM