A DIFICULDADE DO EVANGELHO NA CULTURA DE GUINÉ-BISSAU

Foto: Missões em Primeiro Lugar -missionária Mísia e o irmão Nelson
A igreja evangélica  Assembléia de Deus de Recife, é uma das poucas que têm uma missão evangélica na África, em Moçambique e Guiné-Bissau, na região Leste desse continente. A missionária Mísia  e o irmão Nelson estão lá, enfrentando a influência muçulmana, que ainda é muito forte no Continente, desde meados do século XII. Não é fácil o trabalho deles lá, já que enfrentam essa cultura e influência árabe nessa região.
Num domingo--09 de fevereiro de 2014, houve um culto em algumas congregações da Assembléia de Deus em Recife, do pastor Ailton, e essa nação costeira foi o país em foco, Guiné-Bissau.
A influência dos costumes fulas e mandigas lá ainda é muito grande, e faz com que esse povo tenha uma estreita relação com os muçulmanos, o que dificulta a apreciação do evangelho entre eles. Há regiões em Guiné que a predominância muçulmana é grande ainda. Esse país está numa região por nome Senegâmbia, onde os católicos chegaram por volta do século XVI.
É mais fácil pregar no litoral do que no interior, região dominada segundo dados de um trabalho, a primeira missão protestante foi em meados do século XX: a Worldwild Evangelization Cruzade (WEC), em 39-40 do seculo passado, em Bolama.
Há protestantes nas regiões de Oio, pronvíncia Leste (Bafatá, Gabu), e em núcleos urbanos como Pirada, Contuboel, Bambandinca, Farin,Mansabá, mas muito poucos, tendo diminuído muito desde a independência, segundo estudos feitos.Na região de Bafatá, o número de evangélicos não é mais de maioria caboverdeana, mas de balantenses.
Segundo esse estudo, há poucos missionários enviados para essa região, e os que vão para lá, passam pouco tempo, e não fundam igrejas; mas a igreja de Recife lá está crescendo, a Escola Dominical lá é bastante grande, Deus está curando, como foi dito pela própria missionária, a irmã Mísia. Um testemunho interessante foi o de um irmão em Guiné que estava há quatro anos desempregado, e Deus abriu uma porta para ele.Devido a um acidente,com eletricidade, sua mão abriu, ficando um corte profundo e de difícil cicatrização. A igreja orou e Deus fez um milagre. Em poucas semanas ele estava de volta, o que normalmente podia demorar muito, até meses, devido ao problema ter sido grave. Deus continua salvando, embora o percurso para  as ilhas seja difícil.
Algumas igrejas, fora a Assembléia de Deus, também mantêm missão por lá, como a IURD --- Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Deus é Amor, que chegou lá em 1997, enquanto que a primeira, em 1996. O núcleo de igrejas evangélicas começou em 1976, com o pastor britânico David Smith, que fez um bom trabalho por lá.
Os muçulmanos dizem que a cultura deles-- Fulas e Mandingas--, impede que o catolicismo e o protestantismo tenham algum êxito por lá, mas se enganam, pois o que move a igreja é o poder do Deus, que o mundo não vê nem conhece, preferem se basear em meros estudos,que, muitas vezes, não são totalmente honestos, e veem tudo de maneira distorcida, pois o evangelho é poder de Deus, e salvação para os que creem, primeiro do judeu, depois, do grego. Além do mais, a igreja Assembléia de Deus é uma igreja que busca os dons do Espírito Santo, e através de curas e milagres, Deus vai fazendo notório seu nome nessa região da África. O maior erro do povo dessa região é achar que Cristo é como Maomé, um simples profeta, mas isso não é verdade, e esse é o grande diferencial da igreja de Cristo, pois ele ressuscitou dos mortos e está à direita de Deus, como ele mostrou em Mateus 28, e outras partes da Bíblia, como em Atos 7, onde Estêvão o vê em pé para recebê-lo. Maomé está lá no seu túmulo, mas Cristo está vivo para todo o sempre amém,e tem as chaves (poder sobre) a morte e o inferno, como diz Ap, 1.18.
Apesar dos muçulmanos terem "convertido" uma boa parte desse povo, isso não provocou uma arabização do povo guiné, nem impôs ele a uma interpretação exagerada do Corão, segundo esse estudo feito (DIAS, Eduardo Costa,Lusotopie,1999, pg 309-318). Cristo lá é conhecido como Anabi Iça, e o consideram como sendo  apenas um antecessor de Maomé. Ele é mais do que isso, como diz o Salmo 110.1, repetido por Pedro em Atos 2.34: "Disse o Senhor ao meu Senhor: assenta-te à minha mão direita até que ponha teus inimigos debaixo de teus pés..." Esse é nosso Cristo.
Oremos para que essas dificuldades encontradas por nossos missionários em Guiné, possam ser superadas e o reino de Deus cresça mais e mais e haja curas e mais curas, expulsão de demônios e que todos conheçam a Jesus.

Comentários

  1. hoje pude notar o quanto guiné-bissau é importante,sou evangélica da assembléia de Deus em pernambuco e estou estudando esse país para nosso culto de missões.
    continuarei intercedendo por todos vocês ai meus queridos irmãos.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor queridos, também estou estudando esse pais para o culto de missão... e e muito bom ler e saber que homens e mulheres de Deus estão entsinando sobre o Deus Vivo a esse povo parte da nação que precisa tanto despertou ainda mais em mim o desejo de seguir o chamado de Deus!! Eu e minha família continuaremos a orar por esse pais e por sua família! ! Gostariamos de fazer contato com os irmãos.... Obrigada Deus abençoe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ASSEMBLEIA DE DEUS ESTÁ ADERINDO AO MARXISMO TEOLÓGICO

ESTATUTO DA ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÕES

O QUE É ISSO, MACONHEIRO?!