A BÍBLIA E O CONTEXTO

E os que morreram em Cristo estão perdidos. (1 Co 15.18)
Se formos ficar nessa mania de abrirmos a Bíblia e lermos só esse versículo, vamos acreditar que realmente estão perdidos os que morrem, mesmo crentes. Mas não é bem assim, como fica claro no capítulo.
Paulo está falando sobre algo que ocorria na igreja de Coríntios, devido à influência grega, que não acreditava na ressurreição da alma, e que a corpo era uma prisão que impedia que a alma se desenvolvesse.Segundo Heráclito, alma evaporava, e essa crença estava corrompendo a fé dos irmãos gregos.
Nesse ponto Paulo é bem enfático, e explica sobre a ressurreição de um modo lindo. A ressurreição de Cristo foi preciso para concretizar a salvação, pois sem ela não teríamos uma salvação completa. Foi a confirmação que Deus aceitou o sacrifício de Cristo.
Por isso que é importante examinarmos o contexto bíblico, para que não haja um mal entendimento da doutrina cristã. Jamais se deve interpretar a Bíblia apenas lendo um versículo, ou um capítulo, ou mesmo um livro, ela deve ser lida toda. A Bíblia é um só livro, e como devemos interpretar ela por ela mesma, leiamos a palavra olhando o contexto, tanto o imediato quanto o que fica longe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTATUTO DA ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÕES

PASTORES PIONEIROS DE RECIFE FORAM ESQUECIDOS

AS ORIGENS DO SÃO JOÃO, ENTENDA POR QUE OS EVANGÉLICOS NÃO O COMEMORAM