POR QUÊ O CRISTÃO NÃO DEVE USAR TATUAGEM?

O registro mais antigo de uma tatuagem foi descoberto em 1991 no cadáver congelado de um homem da Idade do Cobre, há 3.300 a.C., e as linhas encontradas em seu corpo foram feitas com carvão, no local onde era feito um corte.
tatuagem encontrada em um cadáver antigo
Segundo a National Geográfic, há 2.000 anos a.C., havia mulheres que já usavam isso quando iam adorar a deusa egípcia bes.
Já os romanos não faziam tatuagens, mas reservavam isso a criminosos e prisioneiros; depois, eles começaram a usar isso, influenciados pelos  bretões, que as usavam na pele como símbolo de honra. Depois disso, até as classes altas usavam elas, vindo influenciar todo o Império Romano.Durante as cruzadas, na Idade Média, os guerreiros cristãos usavam a tatuagem para identificar quem era soldado de Jerusalém.
O costume no Havaí era tatuar três pontos em sua língua, quando estavam de luto; em Borneo, a pessoa falecida tinha um olho desenhado na palma da mão afim de servir de guia para ele, do outro llado da vida, e beneficiá-lo de alguma maneira.
isso seria aconselhável para um cristão?

A origem dessa palavra veio do taitiano tatau, que deu origem à palavra tatoo, daí o nome tatuagem, coisa que os povos desse lugar já faziam muitos antes do século XVIII, época em que o capitão Cook esteve lá e comprovou isso.
No oriente, os japoneses usavam elas para identificar os que pertenciam à organização criminosa Yakusa, mas já existia há centenas  de anos a.C. Mas foi o americano Samuel O’Reilly  quem patenteou a primeira máquina elétrica de tatuagem do mundo, deixando para trás as ferramentas tradicionalmente utilizadas no Ocidente.
Desde então ela se tornou símbolo de um contra-cultura usada por marinheiros e veteranos da Segunda Guerra Mundial, até chegar aos roqueiros e hippies, que a exaltaram ao ponto de se tornar algo obrigatório para os que apreciavam essa cultura.


Deus aprovaria isso em seus fihos?

 É verdade que não estamos debaixo do Antigo Testamento, mas no tempo da graça, e que muitas coisas referentes aos rituais da Lei, e suas proibições quanto ao ritualismo mosaico, já não devemos cumprir, a não ser os princípios bíblicos, que estão ligados, muitas vezes aos mandamentos, e nós devemos aplicar eles e nossa vida prática, afim de ficarmos vacinados contra as coisas contra as quais a Bíblia não tem um mandamento específico, mas o princípios bíblicos pode nos orientar nisso (Lucas 9.23; Romanos 12.1,2; 1 João 2.15-17; 1 Coríntios 6.12; 10.23,31; Filipenses 4.8; 1 Tessalonicenses 5.22; e Hebreus12.1).
Na antiguidade, ela era usada em rituais pagãos, mas no tempo pós moderno, houve uma mudança no uso dela, mas ligado com a rebeldia, como no uso feito pelas gangues de ruas, rapazes e moças começaram a utilizar, e alguns até exageravam e cobriam largos espaços da pele do corpo.Agora imaginem um cristão, depois de salvo, ir fazer uma tatuagem cobrindo boa parte do corpo, ou mesmo uma pequena parte, seja colocando o nome da filha, mãe, igreja, símbolos bíblicos?Estranho isso. Vejam o que diz certo autor sobre ela, J. D. Douglas:

"Outra palavra que é geralmente traduzida como “marca” ocorre apenas uma vez na Bíblia: qa´qa. Sua etimologia é obscura, mas em Lv 19:28 provavelmente se refere a tatuagem que, juntamente com os ferimentos propositais na carne (isto é, “incisões”ou “lacerações”), os israelitas foram proibidos de fazer. Tal proibição provavelmente salienta o fato que essas marcas tinham associações pagãs e mágicas".

Fonte: O Novo Dicionário da Bíblia - Edição em 1 Volume ed. Vida Nova; pg.997-998.

Além disso, se atentarmos para os princípios bíblicos, não usaremos tatuagens,nem piercings, pois é coisa que tem a ver com o príncipe desse mundo, o diabo, o qual domina ele, e essas coisas que alguns cristãos querem usar, não condiz com esse princípio bíblico de boa fama, algo ligado à luz de Deus e sua palalvra.Os princípios bíblicos têm uso geral, e serve para todas as épocas e todas as pessoas, e ele deve ser a base para reger nossa vida.Por isso que  o cristão não deve colocar tatuagens, ou qualquer coisa que deixe marcas, e chame a atenção, causando escândalo para a igreja,mesmo que aja pastores que incentivem isso.Esses ditos pastores não andam conforme a verdade do evangelho, e nem atentam para os princípios bíblicos acima mencionados.
Portanto, evitemos, como cristãos, o uso desses símbolos, incluindo piercings também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTATUTO DA ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÕES

PASTORES PIONEIROS DE RECIFE FORAM ESQUECIDOS

AS ORIGENS DO SÃO JOÃO, ENTENDA POR QUE OS EVANGÉLICOS NÃO O COMEMORAM