ASSEMBLEIA DE DEUS RECIFENSE FAZ RELEVANTE TRABALHO NO DEPARTAMENTO QUE ACONSELHA CASAIS
Leo Nardus Mouras
Nesse
mundo que estamos, os conflitos nos lares têm aumentado muito. A
família atacada por ideologias nefastas, onde o modelo de homem e
mulher tem sido relegado a segundo plano, e estão querendo implantar
outro modelo, que não seja o bíblico. Mas ainda bem que a igreja
resiste.
Por
isso, a Assembleia de Deus em Recife,igreja liderada pelo pastor
Aílton José, tem um departamento que cuida de coisas relativas a
isso. É o Departamento de Casais, onde são aconselhados casais em
conflitos, por pastores, presbíteros e evangelistas, preparados para
isso. Existem conflitos de todo tipo, e as situações são as mais
graves possíveis, e também há alguns que não são tanto assim,
mas todos eles são ouvidos pelos homens que estão ali.
Com
o crescimento das lutas e problemas no casamento, até o povo de Deus
tem passado por isso, principalmente, pois ele é modelo para a
família, e acreditam no modelo bíblico, e se o diabo consegue
acabar e envergonhar esse modelo bíblico, seguido pelo povo de Deus,
então nada mais resta a fazer, e a família é uma coisa fracassada.
Por isso que o povo de Deus é um modelo, e o inimigo quer acabar com
a única luz que ainda brilha no mundo. Pense bem, se um povo que é
salvo do mundo, que vive diferente, o casamento acaba por qualquer
coisa, ou eles, os cônjuges, se divorciam por qualquer mitivo, que
modelo restará neste mundo? É o caos. Por isso que o diabo tem
tanto interesse em acabar com o casamento de pessoas salvas, lavadas
pelo sanguem, para envergonhar o nome de Jesus no mundo. A exceção
para o término do casamento é a traição, conforme fala Mateus
19.3-9. Fora isso, não pode casar de novo, se o fizer, comete
adultério, pois não foi traído ou traída pelo cônjuge. E a
doutrina assembleiana não aconselha a separação de forma alguma,
mas a irmã que faz aconselhamento, no Canal 14, parece que ignora
isso, pois algumas vezes assisti aconselhamentos dela onde ele
explica isso. Nao está errada, é a Bíblia que ensina, e se a
igreja diz que não pode haver divórcio de forma alguma, está
errada. Se a Bíblia, em Mateus 19.3-9, diz que há essa exceção,
então isso deve ser acatado, e a igreja não pode omitir isso, pois
seu Estatuto não pode ter mais autoridade que a Bíblia.
Existiam
duas escolas de interpretação no Novo Testamento, a de Hillel e a
de Shammai. Em relação ao divórcio, veja o que afirma o pastor
Esequias Soares:
A palavra grega usada para
"dureza de coração" é sklêrokardia,
formada das palavras skleros,
"seco, duro, áspero, dificultoso, exigente",»
que diz respeito ao homem
extremamente obstinado, e kardia, "cora
ção". Essa combinação
só aparece no grego bíblico, tanto no Novo
Testamento grego como na LXX
(Dt 10.16; Jr 4.4). Com isso Jesus dizia
que o divórcio estava fora do
plano de Deus desde o princípio. Ele
mostrou que se trata de uma
concessão ao pecado humano como pro-
C
a sa m e n to , D ivórcio e Sexo a Lu z da Bíblia
visão da misericórdia divina
para limitar os danos procedentes da pe-
caminosidade humana. Podia
servir, por exemplo, como saída honrosa
numa situação de
infidelidade (Mt 1.19). Uma vez que a mulher era
considerada um objeto, que
podia até ser comprada por alguém, o di
vórcio veio como válvula de
escape, como proteção para ela. Jesus
restaurou a posição da
mulher, reconhecendo o seu direito de se divor
ciar do marido, conforme
previam as legislações romana e grega (Mc
10.11,12). Assim, ele conferiu
à mulher os mesmos direitos do homem,
conforme o plano de Deus no
princípio.
O adultério é um dos efeitos
da queda no Éden. Todo o adultério é
pecado, mas nem todo o pecado
é adultério. O segundo casamento de
pois do divórcio é
adultério, são palavras do Senhor Jesus; portanto, é
um risco muito grande alguém
querer se aventurar nessa inglória em
preitada.
É um casamento que estará sob contínuo julgamento divino. (Sexo,
Casamento e Divórcio à Luz da Bíblia, p. 44-45) .
É isso que muitos não
entendem, e complicam a situação deles mesmos e sa igreja, deixando
confusos os irmãos. Segundo Esequias Soares ( 2011) era a mulher que
deveria atormentar a vida do marido para que ele desse esse divórcio.
Era assim em Israel no tempo de Jesus. Marteus 5,32 diz que é só
por causa de prostituição. É a única exceção que Jesus disse.
Fora essa exceção nao pode se separar. Isso deveria ser dito no
aconselhamento de casais no departamento do Templo Central. Os
pastores e outros obreiros lá seguem o que ensina o pastor, e não
admitem a seaparação nem quando a Bíblia ensina a exceção. O
pastor Isac Silva, que coordena esse departamento. Segundo Earle:
"I Coríntios foi escrito
para uma igreja
gentia, e nós sabemos que as
mulheres gregas e romanas podiam se
divorciar de seus maridos.
Muitos tradutores modernos usam 'divórcio'
aqui"
(EARLE,apud Esequias Soares, 1991, p. 229).
Se um não crente quisesse se
separar de sua mulher crente, poderia fazer isso, pois não era
obrigada, já que ele queria ir embora. Agora sendo os dois cristãos,
Paulo aconselhava nao se separar, e aguarda Deus fazer algo novo e
restaurar esse casamento. Deus nao é Deus de confusao. Atentemos
para o que diz a Bíblia, e não nossa conjectura. Essa é a execeção
do apóstolo Paulo, aqui. E a irmã cujo marido incrédulo quis ir
embora, pode casar-se de novo, nesse casao também, pois Jesus
confirma isso, já que Paulo foi um escritor usado por Deus,
inspirado por ele para escrever isso.
Não quis, aqui, fazer um
tratado sobre isso, apenas escrever algo que nos permitisse debater
um pouco essas coisas. Espero que seja de bom proveito.
REFERÊNCIA
SOARES, Esequias. Casamento,
Divórcio e Sexo à luz da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
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