ASSEMBLEIA DE DEUS RECIFENSE FAZ RELEVANTE TRABALHO NO DEPARTAMENTO QUE ACONSELHA CASAIS

Leo Nardus Mouras

Nesse mundo que estamos, os conflitos nos lares têm aumentado muito. A família atacada por ideologias nefastas, onde o modelo de homem e mulher tem sido relegado a segundo plano, e estão querendo implantar outro modelo, que não seja o bíblico. Mas ainda bem que a igreja resiste.
Por isso, a Assembleia de Deus em Recife,igreja liderada pelo pastor Aílton José, tem um departamento que cuida de coisas relativas a isso. É o Departamento de Casais, onde são aconselhados casais em conflitos, por pastores, presbíteros e evangelistas, preparados para isso. Existem conflitos de todo tipo, e as situações são as mais graves possíveis, e também há alguns que não são tanto assim, mas todos eles são ouvidos pelos homens que estão ali.
Com o crescimento das lutas e problemas no casamento, até o povo de Deus tem passado por isso, principalmente, pois ele é modelo para a família, e acreditam no modelo bíblico, e se o diabo consegue acabar e envergonhar esse modelo bíblico, seguido pelo povo de Deus, então nada mais resta a fazer, e a família é uma coisa fracassada. Por isso que o povo de Deus é um modelo, e o inimigo quer acabar com a única luz que ainda brilha no mundo. Pense bem, se um povo que é salvo do mundo, que vive diferente, o casamento acaba por qualquer coisa, ou eles, os cônjuges, se divorciam por qualquer mitivo, que modelo restará neste mundo? É o caos. Por isso que o diabo tem tanto interesse em acabar com o casamento de pessoas salvas, lavadas pelo sanguem, para envergonhar o nome de Jesus no mundo. A exceção para o término do casamento é a traição, conforme fala Mateus 19.3-9. Fora isso, não pode casar de novo, se o fizer, comete adultério, pois não foi traído ou traída pelo cônjuge. E a doutrina assembleiana não aconselha a separação de forma alguma, mas a irmã que faz aconselhamento, no Canal 14, parece que ignora isso, pois algumas vezes assisti aconselhamentos dela onde ele explica isso. Nao está errada, é a Bíblia que ensina, e se a igreja diz que não pode haver divórcio de forma alguma, está errada. Se a Bíblia, em Mateus 19.3-9, diz que há essa exceção, então isso deve ser acatado, e a igreja não pode omitir isso, pois seu Estatuto não pode ter mais autoridade que a Bíblia.
Existiam duas escolas de interpretação no Novo Testamento, a de Hillel e a de Shammai. Em relação ao divórcio, veja o que afirma o pastor Esequias Soares:



A palavra grega usada para "dureza de coração" é sklêrokardia,
formada das palavras skleros, "seco, duro, áspero, dificultoso, exigente",»
que diz respeito ao homem extremamente obstinado, e kardia, "cora­
ção". Essa combinação só aparece no grego bíblico, tanto no Novo
Testamento grego como na LXX (Dt 10.16; Jr 4.4). Com isso Jesus dizia
que o divórcio estava fora do plano de Deus desde o princípio. Ele
mostrou que se trata de uma concessão ao pecado humano como pro-
C a sa m e n to , D ivórcio e Sexo a Lu z da Bíblia
visão da misericórdia divina para limitar os danos procedentes da pe-
caminosidade humana. Podia servir, por exemplo, como saída honrosa
numa situação de infidelidade (Mt 1.19). Uma vez que a mulher era
considerada um objeto, que podia até ser comprada por alguém, o di­
vórcio veio como válvula de escape, como proteção para ela. Jesus
restaurou a posição da mulher, reconhecendo o seu direito de se divor­
ciar do marido, conforme previam as legislações romana e grega (Mc
10.11,12). Assim, ele conferiu à mulher os mesmos direitos do homem,
conforme o plano de Deus no princípio.
O adultério é um dos efeitos da queda no Éden. Todo o adultério é
pecado, mas nem todo o pecado é adultério. O segundo casamento de­
pois do divórcio é adultério, são palavras do Senhor Jesus; portanto, é
um risco muito grande alguém querer se aventurar nessa inglória em­
preitada. É um casamento que estará sob contínuo julgamento divino. (Sexo, Casamento e Divórcio à Luz da Bíblia, p. 44-45) .






É isso que muitos não entendem, e complicam a situação deles mesmos e sa igreja, deixando confusos os irmãos. Segundo Esequias Soares ( 2011) era a mulher que deveria atormentar a vida do marido para que ele desse esse divórcio. Era assim em Israel no tempo de Jesus. Marteus 5,32 diz que é só por causa de prostituição. É a única exceção que Jesus disse. Fora essa exceção nao pode se separar. Isso deveria ser dito no aconselhamento de casais no departamento do Templo Central. Os pastores e outros obreiros lá seguem o que ensina o pastor, e não admitem a seaparação nem quando a Bíblia ensina a exceção. O pastor Isac Silva, que coordena esse departamento. Segundo Earle:

"I Coríntios foi escrito para uma igreja
gentia, e nós sabemos que as mulheres gregas e romanas podiam se
divorciar de seus maridos. Muitos tradutores modernos usam 'divórcio'
aqui" (EARLE,apud Esequias Soares, 1991, p. 229).



Se um não crente quisesse se separar de sua mulher crente, poderia fazer isso, pois não era obrigada, já que ele queria ir embora. Agora sendo os dois cristãos, Paulo aconselhava nao se separar, e aguarda Deus fazer algo novo e restaurar esse casamento. Deus nao é Deus de confusao. Atentemos para o que diz a Bíblia, e não nossa conjectura. Essa é a execeção do apóstolo Paulo, aqui. E a irmã cujo marido incrédulo quis ir embora, pode casar-se de novo, nesse casao também, pois Jesus confirma isso, já que Paulo foi um escritor usado por Deus, inspirado por ele para escrever isso.
Não quis, aqui, fazer um tratado sobre isso, apenas escrever algo que nos permitisse debater um pouco essas coisas. Espero que seja de bom proveito.




REFERÊNCIA

SOARES, Esequias. Casamento, Divórcio e Sexo à luz da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.



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