NÃO É LÍCITO UM CRISTÃO JOGAR EM LOTERIAS OU QUALQUER JOGO DE AZAR?

Muita gente fica em dúvida se é pecado jogar jogo de azar, seja de loterias federal, ou de qualquer outra, como Loto Fácil, Tele Sena,Mega Sena, etc.
Talvez pensem não ser nada demais por ser do governo Federal, e parecer certo diante de Deus e da sociedade. Mas não fica bem para um servo de Deus jogar nessas coisas, pois pode se viciar, perder a família, se envolver com drogas e mulheres, pois esses ambientes onde ocorre esses jogos têm muita bebida, mulheres fáceis, dinheiro fácil, pelo menos eles prometem isso. Muitas pessoas perdem a vida, e no livro de Isaías 55.1ss, Há um conselho para gastar dinheiro com coisas úteis necessárias, e que farão bem à alma e ao espírito, e jogo algum faz bem quando vicia. Além do mais, esses jogos sempre têm a conotação de que são coisas indignas de um cristão, que precisam ter sua esperança somente em Deus, o supridor das necessidades, quem nos sustenta.
Quando alguém não crente vê um servo de Deus jogando, seja em qualquer tipo de jogo, se escandaliza, e afirmam que crente não joga, que o irmão não é crente de verdade, etc. É isso que eles mesmos dizem quando um crente joga. Mas não é só por causa disso, é por causa, também do amor ao dinheiro, do perigo que é ganhar milhares ou milhões de uma vez, e esquecer seu compromisso com Deus, perder s salvação, pois esse dinheiro todo, vindo dessas fontes nem tanto dignas de um cristão, mesmo sendo legalizado, não é bom. Note que esse mundo jaz no maligno, e Deus quando quer abençoar um servo dele, nunca é por meio de jogos de azar, mas na maioria das vezes é de trabalho, ou mesmo por outra forma, como uma herança, ou outro meio que Deus quiser, mas nunca por meio de jogos. E Deus não enriquece a todos, pois ele conhece a natureza humana,e sabe como somos fáceis de sermos seduzidos pelo poder do dinheiro, por causa dos prazeres que ele pode nos dar, pois compra quase tudo nesse mundo. Paulo fala de um tal Demas (2 Timóteo 4.10), que o deixou por causa do "presente século", e há muitos conselhos na Bíblia contra isso, gastar dinheiro naquilo que não vale a pena, e ficar viciado por qualquer coisa.
É verdade que não há um mandamento específico, pois na época que a Bíblia foi escrita não existiam esse jogos fáceis, mas há princípios bíblicos que podem nortear nossa vida. Vejamos alguns versículos:

Provérbios 16:33 diz: “A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação.”

Provérbios 13:11 diz: “A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará.”

I Timóteo 6:10 nos diz: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” 

 Hebreus 13:5 declara: “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele (Deus) disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” 

Mateus 6:24 proclama: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”



Esses são alguns versículos que podem nos dar uma ideia de que nossa confiança e esperança está em Deus, e não no dinheiro fácil, ou proveniente de fontes escusas, mesmo que seja legalizado, mesmo sendo do Governo Federal. Tenhamos confiança e esperança em Deus, somente.  Não precisa ir em busca de poder e riquezas para se sentir realizado, Deus é nossa segurança, e esse abismo da busca do dinheiro fácil pode levar o crente para outros abismos, seja de prostituição, seja de drogas, ou até fazer o cristão se esquecer de Deus, e apostatar da fé, como vem acontecendo com alguns cantores evangélicos, que começam a ganhar fama fácil, tendo que esquecer as doutrinas cristãs apenas para conformar suas vidas com o sistema no qual estão vivendo, para ter um status social bom, e muita riqueza, adorando a Baphomet na Maçonaria, e adorando a Mamom (Mateus 6.24). Ganham fama, dinheiro, poder, mas perdem a salvação.
Então, amados, deixemos esses embaraço do jogo, do pecado que é querer enriquecer fácil, se esquecendo de Deus, pondo a segurança "nas incertezas das riquezas", como diz Paulo (1 Timóteo 6.17). lembre-se: Deus não precisa de dinheiro de ninguém, mesmo que seja de loterias de Governo Federal. É melhor não arriscar, pois o que se tem a perder é muito mais do que toda a riqueza que se possa ganhar com isso.

 J.L.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTATUTO DA ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÕES

ASSEMBLEIA DE DEUS ESTÁ ADERINDO AO MARXISMO TEOLÓGICO